EXCLUSIVO: Tó Duarte Concede Entrevista Inédita ao Musika Nova [Confira]

Uma das vozes mais aplaudidas quando se fala da Musica Zambeziana, To Duarte chama atenção pela beleza e pela boa forma. E vai além. Com a idade jovem, o músico Zambeziano se desdobra também nos papéis de namorado e Estudante.


Tosten de Jesus Duarte  ou simplesmente To Duarte, Moçambicano residente na Província da Zambézia, estudante de Economia e Gestão na Universidade Católica de Moçambique, cresceu no bairro da Sagrada Família, em Quelimane (Sua terra Natal). .

O nosso entrevistado de hoje tem o Vermelho como sua cor favorita, Givench como sua marca de Perfume favorito e nos tempos livres tem sido amante assíduo de Video Games e gosta de ver  filmes. To Duarte tem também um grande sonho: Ser Feliz.

 Acompanhe agora a entrevista que foi concedida exclusivamente ao Musica Nova:

Só por curiosidade, qual a extensão da sua família?
¾    Ironicamente kkkkkkk sou um membro de uma família muito vasta pois acredite que ate hoje tenho irmãos ainda por conhecer kkkkkkk…

Quem é To Duarte no Mundo Artístico?

¾    …..como artista, meio complicado de caracterizar a mim mesmo pois a cada dia que passa me surpreendo com o que faço, a coisa flui com muita naturalidade por isso acredito que carrego uma dádiva de Deus e penso que sou fruto de um objectivo maior que estou por descobrir em que eu simplesmente sou a ferramenta do senhor para comprovar algo ao seu povo e espero descobrir.

Quando Começou a ter contacto com a Musica? Teve alguma influência?

¾    Contactos com a música….Comecei a ter desde muito cedo, a vontade de cantar durante os primeiros banhos e perante o espelho com um pente (isto na idade infantil) são os primeiros sinais de que a pessoa tem uma inclinação para música. Após isto vem o desejo de conhecer instrumentos musicais e imitar as músicas de alguns compositores reconhecidos a nível mundial. Até então, comecei a me preocupar em decifrar que género estaria a minha altura vocal e Segundo o mercado.

Consideras-te Músico de sucesso?

¾    Músico de sucesso, ainda não sinto que sou, más acredito que lá estarei muito em breve.

Pode citar com quais artistas já trabalhou e qual foi a sensação ao ser contactado por alguns deles? Experiências?

¾    Já tive experiências vários artistas. Eu sou o tipo de artista que rouba (posso assim o dizer) um pouco das melhores características de cada artista seja em termos de personalidade e termos de desempenho. Até hoje tive muita experiência. Por exemplo, na época que Morava em Maputo, com a equipe de ”bang entertainment” estive a participar num concurso designado casa dos sonhos conduzido pelo professor iana, onde o vencedor faria parte da label  “Bang Ent” , mas infelizmente, no final não cheguei a ficar mais de que o 3º lugar. 

     Na época, eu ainda era muito novo, a timidez em palco tomava conta de mim e muitos dos músicos hoje reconhecidos de la passaram. Tive, também, a oportunidade de trabalhar com o produtor conhecido por bagas, mas que depois tivemos que, infelizmente, interromper os trabalhos por motivos de força maior. 

     O músico Claudio Ismael antes de ser um cantor reconhecido que hoje é, na época gravava os seus primeiros sucessos, como o “a sua escolha” este que cantávamos algumas vezes acusticamente sentados no murro e aplaudidos por pequenas fãs. Com ele temos outra coisa em comum, é que ambos gostamos da musica “abrazame” da banda Mexicana CAMILA. Tive outras experiências com outros artistas tais como o Lee, troy, tchaka, Mfamily, nickel mars, Carakassa, bokly, Rui Michel, que ainda se irão lançar. Com todos estes e muito mais me sinto lisonjeado por trabalhar com eles.


Qual foi o “ponto” mais alto da carreira?

¾    Os pontos mais altos da minha carreira até estão associados a minha ida a Maputo pra os canais da tvm e miramar onde fiz o lançamento oficial do meu primeiro vídeo clipe da música intitulada “Então Valeu” e o meu regresso directo ao festival de zalala 2016 onde o povo me recebeu como filho de casa e vibrou com os meus sons, foi uma emoção movida por mais de 30mil pessoas. Já da pra imaginar nem….kkkkk.

Qual a música que te tornou mais conhecido?

¾    A música que mais gosto de cantar kkkkk ironicamente não é a que me tornou conhecido.

Qual a música que você mais gosta de cantar em seus shows?

¾    Heeee…..Sinceramente, a que mais me faz vibrar intitula-se “fico doido”

 

Como funciona o processo de composição pra você, o que o inspira?

¾    O processo de composição pra mim até hoje não sei explicar muito bem. Mas a verdade é que nos momentos que menos espero tenho inspiração e vontade de ir ao estúdio e fazer algo novo mesmo até durante uma conversa com alguém e surge uma palavra ou frase nova que inspira do nada, me vem um minuto de bloqueio entre eu e minha mente onde só flui música e mais ninguém e nada.

É um músico versátil. Com Qual dos estilos mais te identificas?

¾    Depende de como se define versátil, mas o Tó Duarte pode se dar bem fazendo, afro, pop rock, R&B e os demais kizomba, zouk.

Quem quiser contratar os teus serviços como deve proceder?

¾    Para contratar os meus serviços pode contactar pelo email. duartetosten@gmail,com ou pelo numero (+258) 848315524, mas só pra assuntos profissionais porque confesso que até então tenho recebido assédios que as vezes se tornam um pouco complicado de lidar.

Já foi convidado para Featurings antes? Tem cobrado por isso?

¾    Ja sim. Fui convidado para featurings com alguns artistas entre outros que não foi possível por força maior, mas eu não eu cobro nenhum e não peço nada em troca. Tudo depende apenas da qualidade da proposta, pois tem certas parcerias que se tornam comprometedoras o fazer.

Pretende, algum dia, viver desta arte?

¾    Se pretendo algum dia viver disto, a esperança vai sempre fluir. Todo mundo gostaria de viver de algo que ama. Infelizmente fica complicado viver só disso, não sei se o problema está na cidade ou no país, entretanto sou uma pessoa de vários talentos então não fico só a espera de música.

O que acha do ambiente artístico na Zambézia?

¾    No ambiente artístico da Zambézia, há muita complexidade pra mim é a cidade com mais talentos e artistas em comparação com Beira e Maputo não sei se isso se torna destacável pelo  número menor de habitantes.

Nós sabemos que o To Duarte é uma figura pública. Qual a pior parte da fama?

¾    A pior parte da fama kkkkkk está na questão da sua privacidade. Tu já não consegues viver a sua própria vida, a tua vida torna-se vivida por outras pessoas. Resumindo, deixas de ter personalidade própria.

Também sabemos que Você esta em um Relacionamento Amoroso com a “Eur…..”. Já aconteceu de receber elogios de uma Fã enquanto estavas com a tua Namorada?

¾    Kkkkkk pra falar a verdade sim. Já aconteceu muitas vezes, que durante um passeio com a minha namorada, cruzar com algumas fãs e não pouparem elogios pra minha pessoa, confesso que fiquei meio maluco, foi embaraçoso, porque ela tenta disfarçar mas percebo que aquilo a torna meio ciumenta kkkkkkkk

Um último recado para todos os seguidores do To Duarte.

¾    Aos meus seguidores amigos um beijinho e abraços. Fiquem atentos, porque brevemente sons novos estarão na pista, um dos quais intitulado “khudivayie” bem melhorado. Dizer também que podem me achar no facebook, basta pesquisar por Tó Duarte e no Instagram por @toduarte_


CURIOSIDADES:
A Família incentiva-te nesta arte?
¾    Nem todos da minha família me incentivam nesta arte alguns deles so agora que me torno conhecido é que vêm que sou capaz;

Musicos favoritos?
¾    Vários;

Um grupo ?
¾    Garimpeiros;

 Uma cantora?
¾    Euridse jeque

Cantor internacional?
¾    Djodje, mika mendes & Ravidson

Agradecimentos

¾    À:  Isá Gildo e sinceros desejos de que tenha Sucessos na carreira.

     By: MusikaNova





Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!