ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O MÚSICO AZ

Azarias Anona Samuel ou simplesmente AZ, é um jovem Moçambicano e natural da cidade de Pemba, na Província nortenha de Cabo Delgado. O Rapaz de Vinte e Oito (28) Anos de idade e que tem mais seis (6) irmãos, para além de Musico é Estudante da Universidade Católica de Moçambique.

O nosso entrevistado, para além de simpático e bem humorado, tem o Vermelho e o Preto como seus tons preferidos, escolheu Legendary como sua marca  favorita de perfume e procura sempre se ocupar com a musica nos seus tempos de lazer. Seu maior sonho?_____Ser um Grande Empreendedor__.

Acompanhe em exclusivo a entrevista com este promissor Artista Moçambicano:

Como te definirias no Mundo da Música?

AZ:  Como um artista batalhador, Humilde, e que quer aprender cada vez mais.

Quando Começou a ter contacto com a Música? Teve alguma influência?

AZ: : Esta e uma questão um pouco difícil, porque não tenho exactamente um dia ou ano em que comecei a cantar, simplesmente posso dizer que logo que surgi me senti a cantar e a gostar. Acredito que a Igreja influenciou bastante, venho de uma família muito temente a Deus, Religiosa, e eu já pertencia a escola dominical que era um grupo que se dedicava no canto, e até hoje frequento no grupo de jovens da Assembleia de Deus Internacional, a Igreja que me viu a nascer e acrescer.

 Neste período todo, Quantas musicas já gravou, quantas já lançou e entre elas, quais aquelas que se podem alistar como verdadeiros hits?

AZ: : Já gravei muitas, mas com qualidade Baixa, por isso não dou muita relevância, mas localmente o Pessoal passou a conhecer-me a partir destas. Mas depois, quando apareceram os produtores com a qualidade que eu tanto desejava, gravei as músicas Minha Diva e Cansei, embora já tivesse a musica Eu e Tu  a circular e a ser ouvida a nível do pais . Contudo,  as que considero como sendo Hits, sem sombra de duvida são estas:  Minha Diva e Cansei. Talvez seja pela qualidade dos áudios e dos vídeos.

 Consideras-te um músico de Sucesso? Se não, o que falta?

AZ: : Mas ou menos, porque ainda sinto que tenho muito por mostrar , o pessoal precisa conhecer-me ainda. Para mim, receber um bom feedback dentro ou fora do pais não me é suficiente, preciso voar ainda mais. Música não tem fronteiras, por isso preciso ainda trabalhar e mostrar.

Bom, temos acompanhado que andaste por ai a trabalhar com outros músicos moçambicanos de renome, um deles é o Cláudio Ismael. Como é trabalhar com o “Mr. Melody”?

AZ: :  É positivo, muito bom trabalhar com Cláudio. No principio achava que, se calhar, não me daria atenção......é aquela coisa......quando não conhecemos a pessoa, acabamos especulando coisas negativas sobre ela, até desprezamos, mas acredite, acabei descobrindo que ele é uma pessoa muito simples e acolhedora com espírito de ajudar o próximo. Tivemos o primeiro Show juntos, organizado pela Night Vision, grandes Promotores de Pemba e do Pais, onde a figura do Cartaz era o Cláudio e eu convidado especial. Ele presenciou a minha actuação naquele evento e quando desci do palco, ele veio ao meu encontro abraçou-me e disse algo que não me esqueço........tipo alguém que te admira e fica sem palavras,.......disse-me ‘Fogo’ Az, você e bom, estas aqui ainda porque??......... eu simplesmente respondi com um  "Obrigado mano, muito obrigado". Naquele momento, fiquei sem palavras ao ouvir aquilo de alguém que eu achava ser chato e, para piorar, quando chega a vez dele subir ao Palco ele me chama, e fizemos um dueto da música dele "A Tua Escolha" (a Capela), aquilo foi uma Bênção, e o pessoal todo a vibrar.

Penso que foi ele quem solicitou-te, qual foi a sensação de ser contactado por ele?

AZ: : Não exactamente ele, mas foi seguinte: tivemos um outro Show em Nampula, onde a figura do Cartaz era a Angolana Telma Lee; Eu, o Cláudio e o Ayton Sacur fomos convidados especiais. No mesmo dia antes do Show, isso no periodo da Tarde, veio o Sacur até o Hotel em que eu estava alojado, levou-me até o estúdio 6 (de Nampula), e lá estava o Cláudio (a gravar). Nesse periodo, o Sacur, também, tinha uma parte a gravar, portanto era música do Cláudio com o featuring do Ayton Sacur e Eu só estava assistir. Durante a gravação, eu estava fazendo alguns acordes, mas acompanhando a música deles,  foi quando ouviu-me o Cláudio. Foi então que ele disse que eu tinha de fazer parte da música, principalmente fazendo os floreados que eu estava a fazer no fundo. Fiquei ainda mais animado quando o Cláudio disse que a música fará parte do seu álbum e que seria bom que eu fizesse parte. Foi uma honra!

Az, Provavelmente, a Música “CANSEI” te colocou muito nas vistas de muita gente e para agravar, lançaste de seguida a musica “MINHA DIVA”. Que ganhos esse sucesso todo te trás?

AZ: : Ta trazer muita forca em mim, coragem, motivação, e o que todo artista espera, semear pra depois colher, estão a surgir convites que estão dando um retorno pouco a pouco.

Qual foi o “ponto” mais alto da carreira e qual a música que te tornou conhecido no mundo artístico?

AZ: : O momento mais alto foi exactamente depois deu ter gravado essas duas músicas, que se tornaram vício por todo lado, porque era o que eu tanto sonhava, minha música ser ouvida além-fronteiras, e a música que me tornou conhecido com certeza foi a música CANSEI.

Será que podemos considerar o AZ como um músico versátil? Em qual dos estilos mais gosta de cantar e qual foi o primeiro som que gravou?

AZ: : Podem sim, porque, consigo de facto mergulhar quase em todos estilos e,  veja que o estilo que faço actualmente, comecei agora, antes eu fazia Afro, R&B, Rap e Slow. A minha primeira música foi mesmo uma R&B, com o título Essa vida é Assim.

Uma Curiosidade: Porque que nas letras das tuas músicas, misturas o Português e a língua materna?

AZ: : Porque foi a única maneira que achei de valorizar a minha identidade, e trazer algo diferente, nos temos línguas muito bonitas, e quando são encaixadas melódicamente são mil maravilhas.

Um dilema que se vive hoje no mundo da musica é a questão da sustentabilidade. Pretendes, algum dia, viver desta arte?

AZ: Sim pretendo, por isso estou mesmo lutando pra que isso aconteça.

O que acha do ambiente artístico (musical principalmente) a nível nacional?

AZ: Agora a música está num bom ritmo, esta a se trabalhar a sério e isso é bom, apenas quero aconselhar aos artistas para que saibam tocar instrumentos musicais, isso também vai enaltecer a sua carreira.

Na sua opinião, os cantores dependem dos produtores para poderem singrar?

AZ: Ambas parte são influentes, o músico assim como o produtor. Música trabalha-se em equipe, isso permite que se colham ideias diferentes e saia algo bom, portanto é sempre bom ter intervenção de muitos para sair algo bom.

 Sente alguma valorização por parte dos que já beneficiaram dos teus trabalhos?

AZ: Um pouco, existem infelizmente aqueles que ainda querem colocar o Az, aquele mesmo, antigo,


Cite o nome de cinco artistas com quem gostarias de trabalhar?

AZ:  Twenter Finger, Liza James, Anselmo Ralph, Edmazia, Mr Bow


Projecto para o futuro?

AZ; Mais vídeos, músicas, mais participações, pretendo gravar Vídeo, fazer tour a nível da Europa, etc.

Quem quiser contratar os serviços do “AZ” como deve proceder?



AZ: : A Partir do número (+258) 823100913, entrarão em contácto com o meu Agente, ou mesmo apartir do Watsap com o mesmo numero. Minha página oficial do facebook AZ_Oficial.

Um último recado para todos os seguidores do AZ.

AZ: Obrigado a todos  que acompanham o Az , continuem me apoiando, pois isso irá ajudar-me. Estão por vir muitos trabalhos, não sou perfeito, por isso o que vocês acharem que devo mudar, podem sim sugerir. Continuem sempre a par das minhas novidades a partir das redes sócias. Obrigado por continuarem a baixar a minha nova musica "Estou Ficando Mal". obrigado também a vocês MUSIKA NOVA, pela atenção, pela a entrevista, continuem promovendo ou melhor actualizando o mundo, Deus vos abençoe.            

ALGUMAS CURIOSIDADES
A Família incentiva-te nesta arte?

AZ: Sim incentiva, consigo sentir a partir das conversas que temos tido, nas composições por exemplo, as vezes têm me ajudado na gramáticas etc…

Um Músico/Emcee favorito?

AZ: Jason Derulo

Um Grupo?

AZ: Boyz II Man

Uma Cantora/Emcee favorita?

AZ: Pérola

Músico/Cantora/Emcee Internacional? 

AZ: Fally Ipupa




Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!