Angola é o 6.º país de África com mais riqueza por habitante, Moçambique é o 16º

Este podia ser o início de uma sátira, mas não é. Angola é o sexto país africano onde há mais riqueza por habitante, e Moçambique é o 16.º. De acordo com o valor na riqueza do país, em função do número de habitantes, que consta no relatório da consultora New World Wealth, cada angolano “vale” 3,600 dólares, ao passo que os moçambicanos 800 dólares. A lista é liderada pela Ilhas Maurícias, com 25,700 dólares per capita.
De acordo com o relatório deste ano da consultora New World Wealth, o valor dos africanos mais ricos é cerca de 10 vezes menor que na Suíça e Austrália, onde cada habitante tem, em média, mais de 200 mil dólares.
Em Angola, olhando para o país como um todo, há riqueza no valor de 75 mil milhões de dólares, tornando-o sétimo país africano, bem acima de Moçambique, que está em 16.º lugar, com 19 mil milhões de dólares.
O relatório deste ano olha também para o número de milionários em cada país, constatando-se que existem 6.100 milionários, ou seja, pessoas com activos superiores a 1 milhão de dólares, e 320 multimilionários, ou seja, com uma riqueza pessoal superior a 10 milhões de dólares.
Em Moçambique, há 1.100 milionários e 50 pessoas com activos superiores a 10 milhões de dólares.
Nos últimos 10 anos, segundo o relatório, o número de milionários subiu 82% em Angola e 37% em Moçambique, os únicos dois países lusófonos citados no documento.
Ao contrário das Ilhas Maurícias, onde o número de milionários cresceu 20% entre 2015 e 2016, muito por culpa do bom ambiente económico que é convidativo para os cidadãos mais abastados de França e da África do Sul, Angola perdeu 4% dos milionários que tinha, e Moçambique 2%.
Fonte: Bantumen
Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!