10 Erros Mais Comuns Cometidos Por MC’s Na Divulgação Do Seu Trabalho



Matéria extraída do blog http://www.noticiario-periferico.com, e que foi trazida adaptada a nossa realidade.


Hoje em dia existe uma gama enorme de Mcs e o MUSIKANOVA além de receber materiais de todas as partes de Moçambique, recebemos de outras varias partes do mundo onde existam falantes da língua portuguesa e não só. Não obstante a tanta matéria, ainda existe quem envie ou não sabe dar o devido tratamento ao que pretende ver publicado.
Desde o inicio efectivo de 2014 (abertura do Site) até princípios de 2017 sempre funcionamos de forma totalmente grátis, incluído as publicidade/propagandas, mas apesar disso sempre tivemos as regras devidamente escritas, e um meio de contacto como todos os outros sites/blogs/portais.
Ainda assim, recebemos material para publicar no blog, no meu inbox pessoal do facebook e no inbox da pagina a não ser que eu te conheça sinceramente é chato. Com isto fica impossível acompanhar o email, e meus 2 inbox do facebook, porque fica tudo desorganizado.
Mas também tem o problema de muita gente na hora de enviar o seu material enviar só o link da musica ou vídeo.
Na minha ingenuidade eu quero acreditar que isto seja falta de experiencia e não preguiça de elaborar o seu próprio texto, release, foto e link para enviar aos canais de comunicação. Vivemos num mundo onde a imagem é muito importante é inadmissível uma divulgação sem foto e um pequeno texto elaborado.
Uma acessora da Black Indie, empresa angolana que presta serviços de assessoria a imprensa, listou dez 10 erros cometidos pelos MC´s na hora de publicar o seu trabalho:
Acessoras da Black Indie: NERIE BENTO (ESQUERDA) E CRISTINA DIAS (DIREITA)

Você terminou aquela música e está pronto para mostrar ao mundo o seu trabalho. Você está apostando que o single, álbum ou vídeo clipe vai te trazer aquele sucesso mais que merecido. Gastou grana, se dedicou, construí um trabalho com muita qualidade, mas na hora de divulgar faz tudo errado.
1 – Não criar um plano de divulgação ou pensar nele somente quando o trabalho estiver pronto. Planejamento e metas são fundamentais, o artista é uma empresa e como tal, precisa de estratégias.
2 – Fazer surpresa com o trabalho que será lançado, a não ser que você seja um artista muito grande cuja carreira garante um retorno alto em lançamentos da noite para o dia. Caso contrário, seu público (cliente) precisa saber que está vindo algo novo. Dê Spoiler!
3 – Marcar pessoas nas redes sociais. Este é um ótimo caminho para ser tornar uma pessoa chata, a opção marcação não foi criada para divulgação de campanhas, para isto existe o impulsionamento na fanpage.
4 – Enviar seu material via inbox. Não façam isto, é invasivo, amador e você corre sérios riscos de ser bloqueado.
5 – Pedir feedback do seu trabalho para desconhecidos(leia-se jornalistas, artistas e assessores). É constante o numero de mcs que enviam seus materiais no meu inbox ou na fanpage dos meus clientes pedindo não só divulgação, o que já é bem ruim, mas solicitando certa analise e aprovação. Primeiro – dificilmente estes artistas vão ouvir o seu trabalho. Segundo – não temos propriedade para dizer o que é bom ou ruim. Terceiro – gosto é algo pessoal e limitado. Se tiver duvidas sobre sua qualidade continue estudando e se aprimorando, existem profissionais capacitados para dar esta orientação.
6 – Colocar o link do seu single/clipe nos comentários da fanpage de outro artista.
7 – Enviar seu material no inbox de jornalistas ao invés de pedir o e-mail e mandar da forma correta. (release, arte, link, foto com 300DPI).
8 – Não divulgar nas mídias. Por incrível que pareça, muita gente ainda se limita as redes sociais, existem várias e para vários estilos, que contribuem com a divulgação do trabalho, sugiro que comecem com elas, mas não deixem de mandar para mídias de música e cultura em geral. 
9 – "Comer no Mac Donald’s e ir para balada ao invés de investir no trabalho". Sim, é isto mesmo. Existem artistas com recursos financeiros limitados, mas existem pessoas que podem administrar os gastos e investir melhor na divulgação (mídia paga, impulsionamento e afins). Este investimento é fundamental para um bom resultado.
10 – Este não é um erro e sim uma dica. Como eu já disse, um artista é uma empresa, sendo assim, é necessário que ele separe a pessoa física da jurídica. Vejo vários talentos se perderem por falta de dedicação e organização, só amor à arte não é suficiente para se manter no mercado. Como diria Raphão Alaafin.. “Talento é Trabalho”. Dediquem algumas horas para cuidar da carreira, estudem o aperfeiçoamento não pode se restringir a sua arte, se aprimore em como fazer a gestão da sua empresa, produzir, divulgar, vender. Quem não é visto não é lembrado, é clichê, mas é a mais pura verdade. E não se liguem em viwes, isso pode ser comprado. Se liguem em qualidade, façam parcerias, invistam sempre que possível e CONFIEM.
Fácil culpar às pessoas da nossa falta de atenção, da nossa desorganização e muito mais. Em casa site/blog existem e procure sempre conhecer e respeitar cada uma delas por serem ditadas de forma “unilateral” ou aceitas seguir ou não aceitas e ponto final. Nossas Regras: COMO ENVIAR MATÉRIAS.
Um bom exemplo são os musicos ZAMBEZIANOS, que na sua maioria, apesar de tudo tem feito bem a tarefa de casa e acreditamos ser uma das suas grandes mais valia.

Texto: Noticiário Periférico / Musika Nova
Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!