ENTREVISTA EXCLUSIVA COM "ROGÉRIO RATIBO", PROMOTOR DE EVENTOS




Rogério Zacarias Ratibo é Moçambicano, nasceu em Mueda-Sede, a 26 de Outubro de 1991 e actualmente é residente da cidade Gurué, Bairro 1º de Maio, sendo Pai de 2 filhas.

O nosso entrevistado de hoje tem preferencias na cor Preta, Perfumes 1 Million e quando está livre do trabalho, ocupa-se a jogar futebol de salão e viajar. Chegou até a admitir o vicio pela beleza da natureza (Rios, Praia, Florestas e Lagoas). No meio de tudo isto, algo que não sai-lhe da cabeça é ser patrão de si mesmo, sendo que Ter auto-emprego é, actualmente, o seu maior sonho.

Entretanto, Rogério Ratibo é um jovem emergente no ramo de empreendedorismo a nível da Província da Zambézia, merecendo um especial destaque entre os jovens da  cidade onde reside (Gurué - Zambézia). A equipa do MUSIKANOVA procurou-o para uma entrevista, a qual pode-se ler a seguir e em exclusivo:


Como descreve o Rogério Ratibo no mundo do entretenimento?

R: Eu o descrevo como sendo  agente de artistas e ao mesmo tempo, um promotor de eventos.


Porquê escolheu trabalhar na área de entretenimento?

R: Escolhi esta área por notar um fracasso na região onde me encontro, temos muitos jovens talentosos, mas infelizmente por falta de apoio acabam não tendo os seus trabalhos colocados no mercado.

O que é a "RR" e Quais as áreas de actuação?

R: A "RR" é uma organização social com fins lucrativos, cujo objecto compreende a prestação de serviços de transportes de carga, logística, consultoria agrícola e ambiental, assistência comunitária, promoção de eventos e agenciamento.  

Dá para perceber que a sua empresa é muito versátil. Contudo, vamos nos concentrar na Promoção de eventos. O que faz um promotor de eventos

R: Basicamente, ele ocupa-se no desenvolvimento de actividades de planeamento, de captação, de promoção, realização, administração dos recursos e prestação de serviços especializados de eventos. Entretanto, para ser um promotor de eventos não requer só ter vontade, tem muitos assuntos envolvidos e que tornam o promotor um excelente profissional, para tal, ele deve passar por formações para poder adquirir alguns conhecimentos específicos da área.

Quais as características mais importantes para um Promotor de eventos?

R: Deve ser organizado, deve saber priorizar as tarefas importantes, saber se comunicar, saber liderar, ser pratico, ser acessível, ser flexível, manter a calma em situações (evitar ser agressivo ou despeitoso), ser versátil e ter paixão pelo seu trabalho. 

Sabemos que ninguém torna-se Promotor de eventos da noite para o dia. Assim sendo, que providências está a tomar no âmbito legal?

R: Certamente, passa de um processo. Esta componente de promoção de eventos surge a partir da necessidade que o Distrito tem, entrei num momento em que não haviam eventos na cidade e senti que as pessoas estavam a precisar.

Rogério, é inegável o esforço que a sua empresa tem feito para manter uma boa rotina de eventos a nível da cidade de Gurué. Já, alguma vez, se pensou em desistir? 

R: Na verdade sim, Já pensei. Gurue é uma Cidade pequena que não consegue corresponder ao investimento feito para um evento, por outra, os artistas convidados não reparam alguns detalhes, cobram valores que não estão de acordo com o local (não condeno) mas deviam tomar em consideração a paixão do público, deveriam cobrar consoante o nível da cidade, estas cidades existem fãs dos mesmos mas que não tem possibilidade de se deslocar a grandes concertos por motivos de tempo ou valores. Sou obrigado a criar eventos que envolvem custos baixos e olhando pela minha imagem não me deixa feliz, me deixando sem vontade de poder seguir, não que a aderência tem sido fraca, aliás, notam-se enchentes mas não do nível do investimento. Contudo, tenho alguns projectos para fora desta cidade e que, de alguma forma, poderão ajudar imenso.

Quando se trata de produzir eventos que envolvam artistas de outras províncias ou cidades, Como é que a “Máquina” funciona? 

R: Bem, como dizia anteriormente, quando são artistas de outras Províncias ou Cidades os custos, aluguer de transporte, alojamento, alimentação, cashet, não tem sido fácil gerir as contas.

Zambézia está repleta de muitos e bons artistas. E quando tens que levá-los aos eventos produzidos pela “RR”, com certeza têm de ser seleccionados. Quais são os critérios usados para tal? 

R: A selecção começa por se olhar o talento do artista, convidamos quem tem o trabalho no mercado, mas também abrimos uma oportunidade de 2 artistas revelação, uma forma de ajudar a difundir o seu talento.

Naturalmente, pode acontecer que os não seleccionados sintam-se excluídos e questionem ou critiquem. Como lida com isso? 

R: Sem ou com, sempre existirá um a reclamar, infelizmente não tem sido possível incluir todos em um só evento, mas também para quem mostra talento e bom comportamento, esse tem sido sempre convidado pois, não podemos convidar artistas que tem seu talento mas sem carácter.

Olhando para o seu perímetro de trabalho, acha que a cidade de Gurué está a progredir no que concerne ao surgimento de novos artistas e com capacidade de um dia representarem a região?

R: Sim, mas os artistas precisam de muito apoio para tal, bom estúdio de som e imagem, essas são as ferramentas que podem tornar Gurue um celeiro de talentos.

A “RR” já agenciou, agencía ou pretende agenciar algum artista? 

R: Sim, estou agenciar um artista. Tudo começou numa simples amizade e admiração pelo talento. Em conversa, percebi que havia necessidade para poderem finalizar um trabalho, refiro-me ao grupo musical Os Envolvidos (Felex e Dos Aneis). A dupla já tinham uma EP no mercado mas faltavam os vídeos de musicas promocionais, dei o meu suporte e felizmente saiu um grande trabalho, um video excelente (com a musica intitulada To a falar a serio). Além disso, esta na produção outro vídeo (da musica intitulado Muarraka) que poderá sair a qualquer momento. Contudo, passado algum tempo os integrantes tiveram projectos a solo, sendo que foi-me apresentado um projecto de EP pelo artista Felex, que mais tarde acabei aprovando. A musicas que compõem a EP já estão produzidas e só estamos aguardar a data de lançamento. Entretanto, já esta disponível a musica e video promocionais intitulado "Namorar a Noite". Por enquanto estou apenas agenciar este Projecto de Felex, mas já temos planos de poder agenciar outros artistas locais para o ano.



Já agora, gostarias de dizer, apelar e recomendar aos nossos artistas (os do Gurué em especial e zambezianos no Geral)? 

R: Eu geralmente tenho alguns problemas neste aspecto, pois, as vezes as pessoas não percebem a intenção de critica. Para começar gostaria de recomendar o seguinte: Os artistas antes devem criar seus valores para posteriormente pensar no preço, falando disso acho que pude fazer entender o que quero dizer. Os artistas estão a perder o foco, são poucos que cantam para poder transmitir uma mensagem. Alguns se comportam como se não tivessem uma carreira, falta de carácter… Devemos nos concentrar, tem muita coisa boa para usufruir em frente, de mãos dadas podemos ser maiores, não desistam, um dia a luz ira ascender para o nosso lado.

Quais Planos/metas para o Futuro breve e Longo? 

R: Os nossos planos surgem a partir das necessidades que encontramos. O Mundo esta cada vez mais a se distanciar da realidade, as pessoas viajam para Dubai mas não conseguem viajar para dentro de si mesmo, nisso surgiram planos futuros de abraçar Projectos de caridade, ambiental, educação e entre outros, isto é, para alem de se divertirmos simplesmente por prazer devemos nos divertir ajudando o nosso mais próximo que carece de um apoio ou mesmo um simples abraço nosso.

Uma dica para os que querem tornar-se promotores de eventos. 

R: Apenas posso recomendar a serem organizados, devem saber priorizar as tarefas importantes, saber se comunicar, saber liderar, ser prático, ser acessível, ser flexível, manter a calma em situações (evitar ser agressivo ou despeitoso), ser versátil, ter paixão pelo seu trabalho.

Um último recado para todos os admiradores do Rogério e da “RR”. 

R: Aos Admiradores de Rogério e "RR" quero, em primeiro lugar, agradecer por estarem do meu lado incondicionalmente, e pedir que continuem ainda do meu lado, pois, sem vocês não existiria RR.

Para quem quiser ter os serviços da "RR", como deve proceder?

R: É bastante simples. Podem contactar-me através dos terminais telefonicos e redes sociais

Contactos: 861691176/844583454 
Email: rratibo23@gmail.com.
Facebook: Rogério Ratibo
Instagram: Rogério Ratibo.


CURIOSIDADES

A quem deves desculpas (e porquê)? 

R: Devo desculpas as minhas filhas, por não crescerem ao lado de Pai e Mãe como eu cresci, por serem vitimas das nossas desavenças… 

A quem deves agradecimentos (e porquê)? 

R: Agradeço a Deus por iluminar meus caminhos e me guiar, aos meus Pais por darem seu suporte desde a primeira respiração e as minhas filhas por fazerem sentir o verdadeiro sentido de ser Pai, a partir delas eu ganho ambições pela vida para poder criar condições e dar a elas…

Qual a pior e a melhor parte da fama? 

R: Bem, ainda não cheguei la, e não sei se vou chegar porque não é o meu foco. Mas perante ao actual perfil, as vezes me deparo por momentos piores, fazendo as contas estou recebendo muitas criticas nos últimos momentos em relação ao passado onde o Rogério fazia tudo livre, é claro que existiam criticas mas não superam as actuais, certos hábitos deixei, já não sou livre nas medias sociais, essa é a pior parte e a melhor é de ser fácil divulgar os meus negócios.

Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!