ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O RAPPER MOÇAMBICANO "BILIMBAO"

Ele é artisticamente conhecido pelo pseudônimo "Bilimbao", mas o seu nome de registo aquando do seu nascimento é "Jose Carlos Bila", natural da cidade de Maputo e lá vive ate os dias de hoje, no bairro do Alto Maé, junto a sua querida esposa. Sem revelar muitos detalhes familiares, até porque não era o nosso foco, Bilimbao apenas frisou que é o filho mais velho. 

Quanto a preferencias, ele apontou a cor Preta como sua favorita, perfume Dunhill Red como seu favorito e quando não está no trabalho, nas Ruas e nem no estúdio a Misturar e criar Musicas, deleita-se com filmes. Quando questionado sobre qual é o seu mio sonho na vida, a resposta foi surpreendente:

O meu maior sonho da vida é comprar uma Mansão para minha Mãe.

Até aqui, acreditamos nós, que não sabias boa parte destes detalhes relacionados ao rapper, tirando o facto de que ele fez parte do colectivo Dabo Boys desde a sua fundação há alguns anos, juntamente com K9, F-Kay, Raínha da Sucata, Lil Banks entre outros, tendo na ocasião lançado vários hits, entre eles, a musica "SEM TRAVOES". 


Agora, fique atento as respostas do rapper na entrevista exclusiva concedida ao musika nova:

Podemos dizer que com o surgimento da DABO BOYS há pouco mais de 10 anos, ficou evidente que o seu nome vinha para ficar. E hoje podemos confirmar isso. Mas quando te pedem para definires a ti próprio tanto como um simples cidadão assim como no mundo artístico, o que dizes?

R/: Me defino como um individuo  humilde, culto e Batalhador.

É obvio que ninguém cai nos microfones de um estúdio sem mais nem menos. Poderias nos contar do que te lembras ter precedido a primeira vez que estiveste num estúdio?

R/: A primeira vez que tive contacto com um estúdio sendo sincero, não foi uma experiencia muito boa tanto pela falta de experiencia quanto pelo medo de iniciante, mais foi uma motivação para que melhorasse e me tornasse no que hoje em dia as pessoas definem como uma referencia.

És um daqueles “poucos” que se mantém no estilo Hip Hop, numa altura em a tendência é emigrar para outros estilos justificados como “Comerciais”. A escolha foi sempre o Hip Hop? Porquê o Hip Hop? Há chances de um dia ouvirmos o “Bilimbas” noutros estilos?

R/: Huuummm, primeiro é necessário explicar que para alem de ser Rapper, sou produtor e compositor. No entanto, não só trabalho no estilo rap mas também em outros, talvez esse seja um dos motivos para que o meu nome se mantenha como referencia, para além de que eu gosto de me envolver em coisas novas e ter dom da criatividade..........Agora quanto ao Hip Hop só posso dizer que é um amor incondicional, foi por causa do mesmo que fiz meu nome e por isso este será prioridade, mas sempre com objectivo de ampliar o alcance do meu trabalho.

Quais as tuas maiores influências no Hip Hop que Fazes?

R/:  .......não percebi muito bem a retorica da questão, mas de uma forma generalizada, as minhas maiores influencias são Hip Hop americano, Moçambicano de certo modo, sul africano, Português e Brasileiro. prefiro não citar nomes...

Em entrevista com fazedores de outros estilos, ficamos a saber que é possível viver da Musica (que eles fazem). Quanto ao Hip Hop pode-se dizer o mesmo hoje ou ainda reina o amor a camisola?

R/: Viver da musica é um termo relativo para mim, pois eu acho que no nosso pais ainda muitos "sobrevivemos da musica" e "não vivemos da musica" comparativamente a outros países onde a industria musical não eé um sonho (sem querer tirar o mérito a nenhum artista), mas isto numa visão de um Moçambique todo e, quando assim for possível pelo menos 60 % dos artistas consagrados no país forem bem sucedidos, certamente que lá estará incluso o Hip Hop que também é um estilo de musica que tem um vasto publico no Pais.

É notável a diferença do HIP HOP da “Geração do Bilimbas” e da geração do rapper’s emergentes tanto no conteúdo quanto forma de estar na sociedade Hip Hop. Qual a sua opinião sobre isso?

R/: Quanto a Nova escola do rap.. apenas dar o meu suporte, a ideia é não discriminar, pois para mim, todos tem o seu devido espaço.

Atualmente, esta junto do K9 e F-Kay no retorno da DBOYS. Poderias descrever um resumo do que pode-se esperar desta tripulação?

R/: Quanto ao projecto DaboBoys......Apenas devo dizer que o motivo do retorno é o de continuar um Legado que foi por nós construido mediante um sonho conjunto ao povo, contudo também respondendo aos constantes pedidos dos fans e seguidores.

Uma pergunta que sempre quis fazer a DBOYS e com certeza muita gente quer saber algo a respeito. Era a grande promessa do Rap feminino, esbanjava criatividade nas rimas, tinha presença nas suas apresentações, arrastava fãs por todo lado – a conhecíamos como “Raínha da Sucata”. Porque o sumiço, o resto da colectividade matem contacto com ela, Há chances de podermos voltar a ouvi-la rimar?

R/: Esta é uma das questões que não me acho muito digno de responder no momento, sem enrolar muito... Apenas comentar que A Rainha da Sucata fará sempre parte da DaboBoys, perto ou distante, pois faz parte da nossa Historia...

Estamos já a finalizar o ano. O que podemos esperar do Bilimbao e/ou da DBOYS  a curto prazo?

R/: Quanto ao Bilimbas poderão, ainda neste ano, ver alguns videos e uma EP.....Boa Remessa para Dezembro. Quanto ao projecto DaboBoys, dia 10 de Novembro disponibilizaremos a Nova Formula EP. e muitas surpresas.

Um último recado para todos os Rappers da New School.

R/: Respeito mutuo e um

Quem quiser contratar os serviços do “Bilimbas ou da DBOYS” como deve proceder?

R/: Contactos para Servicos:  Josebilacomercial@gmail.com/ 258844739599 whatsap/ FB Bilimbao.Bila

Para terminar: Qual o maior verso que já ouviste de um musico e que te lembras até hoje?

R/:  ''Sera que Moçambique é uma rocha''?, by K9. 

FIM//....

Por: Isá Gildo/ Musika Nova

Share on Google Plus

About Musika Nova

Se me conheces com base no meu passado, permita-me que eu me apresente novamente!